Mudança da Grade da Licenciatura - 2011


Como muitos já devem saber, haverá uma alteração na grade da Licenciatura em Física a partir do primeiro semestre de 2011. A intenção desta mudança, ao que tudo indica, é diminuir a evasão, visto que a Física é tida como um dos cursos mais difícieis da universidade e possui o maior número de desistências. Na verdade, a desistência maior dos alunos de Licenciatura se dá pelo fato da maioria trabalhar durante o dia e estudar a noite, o que gera um grande desgaste físico e mental. Infelizmente muitos acabam optando pelo trabalho a continuar no curso, ou por realmente não estar satisfeito, ou por motivos de força maior.

O que muda na grade:

Física Básica I, II, III e IV: Passam a ser Física Teórica I, II, III, IV e V. Considerando a Física Básica I, partindo do princípio de que o Halliday é o livro adotado por 98% dos professores, diríamos que ele será "partido ao meio", ou seja, o volume 1 que era usado somente para a Física Básica I passará a ser utilizado em Física Teórica I e II. A Física Básica II passa a ser a Física Teórica III, Física Básica III passa a ser a Física Teórica IV e Física Básica IV passa a ser a Física Teórica V.

Física Básica Experimental: Passará do 1º período para o 2º período. Houve uma grande reclamação por parte dos alunos de que a Física Básica I não acompanhava a sequência dos experimentos feitos no laboratório, sendo assim, primeiro haverá a Física Teórica I, e depois a Física Básica Experimental I.

Cálculo Diferencial e Integral I e II: Passará a ser somente Cálculo I e Cálculo II. A princípio parece ser a mesma coisa, mas não é. As ementas são diferentes. Muda, também a carga horária, de 60h para 90h semestrais.

Métodos Numéricos: Excluído da grade.

Programação de Computadores: Excluído da grade.

Introdução à Química I e II: Excluído da grade.

Estrutura da Matéria: Excluído da grade.

Outras mudanças importantes:

* As disciplinas de educação e práticas de ensino estão inclusas em todos os períodos;
* Aumento dos períodos e da duração do curso: 8 períodos - 4 anos para 9 períodos - 4 anos e meio;
* Inclusão do TCC (1 e 2);
* Inclusão da disciplina de Libras e de Física, Tecnologia e sociedade.
    Quadro de equivalências:

     Na minha humilde opinião, eu acredito que a nova grade facilitará para quem ainda está no início do curso, ou seja, até o 3º período. O fato da Física Básica I ter sido dividida em 2 partes também é uma boa, além da Física Experimental I ser no 2º período. 

    Deem suas opiniões. E faça o que achar melhor para você.

    0 comentários:

    Postar um comentário